História da câmara

A Câmara Municipal de Schroeder, atualmente em sua 13ª legislatura teve o início de suas atividades no dia 15 de novembro de 1965 com a tomada de posse de seus primeiros vereadores e presidente, Sr. Aldo Romeo Pasold. As atividades eram realizadas em uma pequena sala, localizada no casarão próximo a ponte Gneipel. Como o município havia sido recém-instalado, existiam dificuldades em relação a um espaço adequado para receber os munícipes, equipamentos e servidores, onde se dependia do executivo para realizar as reuniões e sessões. Na 2ª legislatura, a Câmara instalou-se no piso superior da atual secretaria de educação, cultura, esporte e lazer, que na época era o prédio da Prefeitura. O local oferecia um espaço para que munícipes pudessem assistir as sessões, porém ainda limitado e dependendo da estrutura do executivo.

Na 8ª legislatura, na data de 25 de abril de 2000, pouco após a independência administrativa e financeira, instalou-se em nova sede, na Rua Marechal Castelo Branco, 3246, sala 4. Momento em que foi possível adquirir mobiliários, equipamentos e a contratação de equipe de trabalho.

O próximo objetivo então, após a independência administrativa e financeira, era possuir a sede própria, assim, no dia 14 de dezembro de 2005, houve o lançamento da pedra fundamental do terreno, para a construção da tão sonhada sede. Porém, como o legislativo não possuía recursos próprios suficientes para construção do prédio, em sua 10ª legislatura, no dia 1º de agosto de 2008, instalou-se em nova sede, em imóvel locado, situado na Rua Marechal Castelo Branco, 3103, 3º piso, com uma área de 240 metros quadrados. No dia 12 de abril de 2010, em sua 11ª legislatura, instalou-se no imóvel situado na Rua Timbó, nº 37, com uma área de 200 metros quadrados, adaptando-se as normas de acessibilidade.

A obra da sede própria teve início no dia 06 de maio de 2012, durante a 11ª legislatura, onde se conclui a 1ª etapa. A 2ª e a 3ª etapa da obra iniciaram-se na 12ª legislatura e foi entregue no dia 26 de novembro de 2014, momento em que ocorreu sua inauguração.

A sede própria da Câmara possui 518,42 metros quadrados, sendo que a estrutura conta com um plenário com capacidade para 83 lugares, sala para todos os vereadores, salas para o administrativo, salas de reuniões, todas com ambiente climatizado e pavimento térreo adaptado conforme normas de acessibilidade.

copyright 2009/2009 - Câmara de Vereadores de Schroeder