Notícia
SESSÃO ORDINÁRIA DE 29/10/2018
Data: 01/11/2018

SESSÃO ORDINÁRIA DE 29/10/2018

 

*Projetos que deram entrada, oriundos do Executivo:

 

Projeto de Lei Nº 049/2018, que autoriza o Executivo Municipal a alienar áreas de terras pertencentes ao patrimônio Público Municipal.

 

Projeto de Lei Nº 050/2018, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a caixa econômica federal – caixa, na qualidade de agente financeiro, com a garantia da União.

 

Projeto de Lei Nº 051/2018, que altera anexos do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2019.

 

Projeto de Lei Nº 052/2018, que estima a receita e fixa a despesa do município de Schroeder para o Exercício de 2019.

 

Projeto de Lei Nº 053/2018, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento de Extremo Sul.

 

Projeto de Lei Nº 054/2018, que autoriza o Poder Público Municipal a realizar a cobrança de taxa de inscrição e conceder premiação nos eventos esportivos discriminados.

 

*Projeto aprovado em única votação, oriundo do Executivo:

 

Projeto de Lei Nº 048/2018 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento do município de Schroeder no valor de até R$78.700,00 reais. visando a realocação e readequação de dotações do Município, referentes ao Recurso do Salário Educação.

 

*Projetos aprovados em 1ª votação, oriundos do Executivo:

 

Projeto de Lei Nº 046/2018, que institui o Programa “Adote uma Praça” no município de Schroeder.

           

Projeto de Lei Complementar Nº 006/2018, que fixa a Unidade Fiscal Municipal - UFM para o Exercício de 2019.

 

PALAVRA LIVRE

 

GIOVANE FODI – PSB

O vereador mencionou sobre a falta de água do bairro Rio Hern no último final de semana, e que o fato é constante. Em contato com o Diretor de águas, o mesmo lhe relatou que houve falta de água em algumas localidades do município, e informou que será colocado um buster no bairro Rio Hern, para melhorar o sistema de abastecimento de água na localidade, e como o final de semana foi de sol, houve bastante uso de água pelos moradores no geral. Em à parte, o vereador Pimenta relatou que nos bairros Sossego e Centro Norte também houve falta de água. O vereador solicitou a limpeza de valas, córregos no bairro Rio Hern, e patrolamento daquela localidade com viabilidade de ensaibramento, e citou as ruas Willy Ziebel e Henrique Ziebel. Em à parte, o vereador Valfrido solicitou patrolamento na Rua ao lado da EM Prof. Sarita Beck Rezende que segundo os moradores, neste decorrente ano ainda não foi patrolada. Em relação a Ponte do Gneipel o vereador solicitou se há previsão da colocada da capa no final da ponte. Em à parte, Vereadora Marina mencionou que a melhoria já foi concluída. O vereador Maicon relatou que há falta de patrolamento nas ruas do município, e solicitou acompanhamento dos vereadores em relação aos projetos que estão tramitando no Legislativo. O vereador Giovane mencionou que os projetos serão discutidos nas comissões e acredita que o Executivo trará esclarecimentos sobre os mesmos.

 

AURINO WUDKE – PR

O vereador comentou sobre as decorrentes chuvas que estão ocorrendo na região, e que as estradas são patroladas, porém chove, causando buracos e sugere constante patrolamento das vias. Sobre a falta de água nos bairros o vereador mencionou que em contato com Diretor de águas, este lhe relatou que o maior consumo de água ocorre no final de semana, principalmente em dias de sol. Aurino sugeriu que sejam tomadas providencias cabíveis, para garantir abastecimento de água aos moradores. Comunicou que participou da inauguração de uma sala de reuniões na Unidade de Saúde do Centro, obra esta realizada através de emenda parlamentar do Deputado Federal Jorginho Melo enviado ao município. Em à parte, a vereadora Marina mencionou a importância desta sala de reuniões, um local adequado para encontros dos grupos do Hiperdia, Combate ao tabagismo, Gestantes, Médicos e Enfermeiras. Aurino considera esta obra como mais uma conquista para o município. Mencionou que na Rua Erich Froehner, próximo ao morador Ingo Vogel, se faz necessário a colocada de tachões na curva deste perímetro, no sentido Schroeder I ao Centro, e sinalização do sentido Centro à Schroeder I com placa indicativa da Rodovia do Arroz, para melhor identificação dos transeuntes. Solicitou ao Secretário de Educação, a viabilidade de colocar cobertura no bicicletário da EM Profª Sarita Beck Rezende. Solicitou a Secretária de Obras a viabilidade de instalação de lâmpadas nos postes colocados pela CELESC no bairro Rancho Bom, próximo a Figueira Centenária. Solicitou providências ao setor responsável quanto ao controle do borrachudo, segundo o vereador a incidência de ataques do mosquito tem se intensificado. Em à parte, a vereadora Marina mencionou que a CIGA AMVALI, desenvolveu um repelente contra o maruim e foi também muito eficaz contra o borrachudo, e a equipe responsável estará presente na próxima sessão dia 05 de novembro, às 19hrs, para apresentação desta pesquisa. O intuito é construir um laboratório na região, e patentear este repelente, para que a distribuição seja gratuita.

 

Próxima Sessão Ordinária 
Data:  05 de Novembro (segunda-feira), às 19hrs
Local: Câmara de Vereadores de Schroeder, situada na

Av.: Dos Imigrantes, 2520 – Centro de Schroeder

 

Autor(a): Leda M. Oleksy
copyright 2009/2009 - Câmara de Vereadores de Schroeder