Notícia
SESSÃO ORDINÁRIA DE 09/04/2018
Data: 12/04/2018

SESSÃO ORDINÁRIA DE 09/04/2018

 

*Projetos Aprovados em 1ª votação, oriundos do Executivo:

 

*Projeto de Lei Complementar Nº 002/2018 que define o valor percentual de 1,81% conforme inflação, como base para a revisão geral anual dos proventos dos servidores públicos municipais ativos e inativos, inclusive os servidores comissionados e Conselheiros Tutelares bem como os agentes políticos (Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários), e define o valor percentual de 1,19% como base para o reajuste geral anual dos proventos dos servidores públicos municipais ativos e inativos, inclusive os servidores comissionados e Conselheiros Tutelares, ambos com aplicação a partir da data-base de 1º de abril de 2018.

 

*Projeto de Lei Complementar Nº 003/2018, que define e aplica valor percentual para reajuste dos salários dos profissionais da carreira do magistério municipal regidos pela Lei Complementar Nº 096/2010 e redefine as tabelas salariais dos professores A, B, C, D e E. Fica definido o valor de R$2.455,35  reais para professor do magistério A, que terá sua aplicação a partir de 1º de janeiro do corrente ano para fins de cálculo do retroativo, cujo salário encontra-se abaixo do piso nacional. Para os demais servidores integrantes do magistério B, C, D e E, cujo salário encontra-se acima do piso nacional fica definido um percentual de 3%, sendo percentual de 1,81% conforme inflação e o valor percentual de 1,19%, como base para a reajuste geral anual dos proventos, que se fará a partir da data-base de 1º de abril de 2018.

 

*Projetos Aprovados em 1ª votação, oriundos do Legislativo:

 

*Projeto de Lei Complementar Nº 001/2018 que define e aplica o valor percentual para revisão geral anual aos Agentes Políticos do Poder Legislativo Municipal definindo o valor percentual de 1,81% conforme inflação, com aplicação retroativa a partir da data-base de 1º de abril de 2018.

 

*Projeto de Lei Complementar Nº 002/2018 define e aplica valor percentual para revisão geral anual e concede reajuste aos servidores do Poder Legislativo Municipal inclusive servidores comissionados, com valor percentual de 3%, sendo o percentual de 1,81% conforme inflação e 1,19% conforme reajuste salarial, com aplicação retroativa a partir da data base de 1° de abril de 2018.

 

INDICAÇÕES APROVADAS

 

*Indicação Nº 034/2018 de autoria da vereadora Janaína Bucci que solicitou análise viabilidade para a execução de obra visando a extensão de rede de água na Rua Germano Jahn, na localidade Rancho Bom. Há cerca de quinze imóveis que não possuem o abastecimento de água potável adequado.

 

*Indicação Nº 035/2018 de autoria do vereador Aurino Wudke que solicitou a revitalização da Praça Municipal Prefeito Helmuth Moritz Germano Hertel, situada na Rua Guilherme Zastrow. Atualmente a referida praça encontra-se em situação precária, com equipamentos e banheiros danificados, ocasionado por ação de vândalos, necessitando também de manutenção e limpeza. Reivindica ainda, a implantação de um serviço de vigilância, com o intuito de disponibilizar maior segurança aos frequentadores do espaço e à vizinhança.

 

PALAVRA LIVRE

 

GIOVANE FODI – PSB

O vereador solicitou que seja desenvolvido maneiras de incentivar e proporcionar maior participação das Associações de bairros, nos projetos e atividades das Câmaras Técnicas do Del. Solicitou a pintura da ciclofaixa existente na Rua Mal. Castelo Branco, em toda sua extensão, respeitando a padronização da sinalização de trânsito, intensificando essa sinalização nas proximidades do imóvel nº 7713 (Pommerhaus), com a pintura específica (simbologia de bicicleta), pois motoristas estacionam no local, obrigando os ciclistas adentrarem a pista de rolamento. Solicitou maior fiscalização para o cumprimento da Lei 2120/2015 que trata sobre as normas referentes ao plantio de árvores exóticas e outras árvores de grande porte, junto à rede de distribuição de energia elétrica e edificações. Na localidade do Rio Hern a falta de energia elétrica é constante, ocasionada especialmente devido à queda de galhos e árvores próximos a fiação elétrica. Solicitou ainda a troca das lâmpadas dos postes da Rua Cristiane Zerbin, as lâmpadas existentes não são eficazes, não proporcionam a iluminação adequada, munícipes sentem-se inseguros ao trafegarem na via durante a noite. Agradeceu a participação do Vice-prefeito Adriano Kath na reunião de moradores do bairro Rio Hern, onde trataram de vários assuntos de melhorias como limpeza de ruas, bocas de lobo, área de lazer, zoneamento dos bairros, manutenção nos parquinhos infantis. Explicou que com o novo zoneamento do bairro Rio Hern o Posto de Saúde recebeu mais 600 cadastros para atendimento, e o acesso ao ESF e a creche não possui pavimentação e em dias de chuva dificulta a passagem dos munícipes. Finalizou manifestando sua indignação referente a um comentário publicado no jornal Schroeder Post, sobre os Projetos de Escolas Municipais, onde mencionou-se que surgiram boatos de que o Executivo não apoiaria os projetos da EM Santos Tomaselli, os quais não seriam verídicos. Reforçou, que em momento algum isso ocorreu e que faz 30 dias que ele foi procurado por pais, alunos e diretor da escola para ajudar nesse projeto e que em momento algum citou ou expôs isso em jornal ou rede social, mas se dedicou a ajudar como morador e pai e inclusive o vereador solicitou junto a Presidente Marina Fernandes uma reunião com todos os vereadores que desejassem estar presentes e os representantes da escola, pais e alunos para buscar soluções e ajudar, mas de forma alguma para promover alguém. Informou que também esteve conversando com o Secretário de Educação e o Prefeito. Frisou que está presente e participando como pai e morador de Schroeder e se puder ajudar como vereador melhor ainda, mas independente disso vai ajudar de outras formas. Agradeceu aos alunos e professores que o procuraram.

 

AURINO WUDKE – PR

O vereador demostrou apoio a indicação de nº 043/18 de autoria do vereador Giovane Fodi, mencionando ser de grande importância a participação das Associações de Moradores junto ao projeto do Del, que é administrado pela Associação Comercial do município - ACIAS, podendo assim passar ideias e sugestões de melhorias a comunidade. Quanto aos projetos da EM Santos Tomaselli, informou que na semana passada participou da reunião juntamente com demais vereadores, comunidade, professores e funcionários da casa. Reforçou que houve o comentário no próprio bairro Rio Hern, que inclusive ele gosta e frequenta muito, que o município não estaria apoiando e ajudando na viagem dos alunos para representar o município em esfera Federal e que no mesmo instante se afastou e ligou diretamente para o Prefeito indagando se a informação procedia e a resposta que teve do Executivo foi que ele não vê problema algum em apoiar esses projetos. Frisou que não quer se vangloriar ou se aproveitar de situação alguma, pois assim como o vereador Giovane Fodi e demais vereadores, ele também defende e apoia a educação e informou que na terça-feira passada esteve falando pessoalmente com o Prefeito sobre esse assunto, pois quer somar e ajudar a defender esses objetivos. Informou que o prefeito juntamente com o secretário da educação estiveram presentes na Escola Municipal Santos Tomaselli conversando e explicando ao diretor e demais responsáveis quais são as formas permitidas de apoio que estão dentro da legalidade, pois infelizmente nem tudo é permitido pela lei e já adiantou que existe intenção por parte do Executivo de ampliar esse projeto para abranger a todo o município, criando comissões de avaliação para julgar os projetos de todas as escolas para que possam ser representantes do município, podendo assim envolver e oportunizar a todas as escolas.

 

*Próxima Sessão Ordinária 
Data: 16 de abril (segunda-feira), às 19hrs
Local: Câmara de Vereadores de Schroeder, situada na

Av.: Dos Imigrantes, 2520 – Centro de Schroeder

Autor(a): Leda M. Oleksy
copyright 2009/2009 - Câmara de Vereadores de Schroeder