Notícia
SESSÃO ORDINÁRIA DE 24/09/2018
Data: 27/09/2018

SESSÃO ORDINÁRIA DE 24/09/2018

 

*Projeto que deu entrada, oriundo do Executivo:

 

Projeto de Lei Nº043/2018 que autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar ao orçamento do Município de Schroeder, no valor de até R$410 mil reais, e Crédito Adicional Especial ao orçamento do Município de Schroeder no valor de até R$13.500,00 reais. visando a realocação e readequação de dotações do Município para ajustes no Orçamento Geral do Município, possibilitando o andamento dos empenhos que se fazem necessários para a manutenção das secretarias.

 

APROVADO

Aprovado os pareceres das prestações de contas do exercício de janeiro a dezembro de 2015 e de janeiro a dezembro de 2016, da Administração do Prefeito Osvaldo Jurck.

 

PALAVRA LIVRE

 

VALFRIDO PEDRO DOS SANTOS - PSDB

O vereador solicitou que seja feita a manutenção e reforma necessária em todos os parques do município, em especial no parque do bairro Rio Hern e também no parque próximo ao Posto de Saúde do Centro, visto que há diversos brinquedos danificados que estão causando risco a segurança das crianças que utilizam os mesmos. Solicitou ainda que seja feita a pintura das faixas das vias de todo o município. Elogiou as vias que já foram pintadas no município, reforçando a importância das mesmas, visto que facilitam a visualização. Parabenizou a todas as equipes que participaram do 33ª Campeonato de Futsal Adulto Masculino de Schroeder, que teve a final no sábado dia 22 de setembro, frisando que as equipes foram muito participativas e que a organização está de parabéns, assim como os policiais que estiveram à disposição do evento. A vereadora Marina Fernandes em aparte comentou sobre um pedido que fez de troca de local de ponto de ônibus após a E.M. Frida Hein Krause, o qual está em lugar perigoso e que o pedido foi indeferido. O vereador Giovane Fodi em aparte se manifestou dizendo que após ser procurado por munícipes com essa mesma reclamação foi se informar e soube que a Prefeitura não é responsável e não tem autorização para efetuar essa troca, porém estaria verificando junto ao órgão responsável o que poderia ser feito para solucionar o problema. O vereador Valfrido finalizou agradecendo a participação dos edis e destacando a importância do respaldo referente as essas situações para os munícipes.

 

HARILDO KONELL

Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

 

O Secretário esclareceu sobre a reunião realizada no dia 06 de setembro nas dependências da E.M. Rui Barbosa, na qual estiveram presentes a Supervisora de Ensino Sra. Elisa Andreia, Orientadora Escolar, Sra. Tayná, Diretor Escolar, Sr. Maykel, os Professores e os membros da APP da referida unidade escolar. Na reunião foi apresentada a proposta de atender na unidade escolar apenas Educação Infantil (CEIM e Pré-Escola), sendo crianças de zero a cinco anos. Caso a proposta fosse aceita seria necessário que os alunos do ensino fundamental atual desta unidade escolar fossem transferidos para a escola mais próxima, que seria a EM Frida Hein Krause, assegurando é claro, o direito ao transporte escolar aos alunos. A pretensão seria iniciar o ano letivo de 2019 e assim assegurar o atendimento a Educação Infantil ao bairro, porém deixando claro que foi apenas uma proposta pensando em atender a comunidade de forma mais imediata e não uma imposição, já que no momento legalmente não é possível unir as duas unidades devido a rotina de CEIM ser diferenciada, não podendo dividir um mesmo espaço. Na ocasião os membros da APP que representavam aos demais pais da comunidade, deixaram claro que não concordam com a ideia de transferir os alunos do ensino fundamental para outra escola, e que não havendo outra alternativa no momento preferem aguardar até que a administração possa atendê-los, frisando porém, que a referida escola necessita de reforma o quanto antes.  Nesse caso não havendo concordância entre as partes, ficou claro que seria analisada pela administração outras alternativas e que no momento apenas a comunidade seria ouvida. O secretário informou que já está sendo finalizado o projeto de reforma da escola para que seja licitado e inicie a obra, a qual será viabilizada em período de férias entre 2018/2019. Finalizou agradecendo a presença de todos e deixando claro que a proposta foi apenas uma ideia que ao não ser aceita, deixou de ser cogitada e se colou a disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos. Os vereadores Aurino Wudke, Manoel Ednilson Burgardt, Danilo Tizziani, Giovane Fodi e as vereadora Marina Fernandes e Janaina Bucci, se manifestaram parabenizando aos pais pela atitude em se fazer presente e demostrando apoio a preocupação dos mesmos, que temem o fechamento da Escola assim como já aconteceu com o Posto de Saúde do bairro, deixando claro que sempre serão a favor de  melhorar a qualidade de educação e ensino da comunidade e que jamais concordariam com qualquer projeto que fosse prejudicar os munícipes.

 

Próxima Sessão Ordinária 
Data:  08 de Outubro (segunda-feira), às 19hrs
Local: Câmara de Vereadores de Schroeder, situada na

Av.: Dos Imigrantes, 2520 – Centro de Schroeder

 

Autor(a): Leda M. Oleksy
copyright 2009/2009 - Câmara de Vereadores de Schroeder